terça-feira, 5 de maio de 2009

Uso consciente do Jaleco

O jaleco branco surgiu no final da idade média para proteger os médicos europeus da peste bubônica, e era acompanhado de luvas, chapéus, máscara e até um bico que protegia a ponta do nariz. Detalhe: era feito de tecidos escuros e quanto mais manchado fosse, mais moral dava ao médico, pois indicava que ele havia tratado muitos pacientes. Foi só no século 19, quando provou-se que muitas doenças vinham da falta de assepsia nos hospitais, que o jaleco branco e limpo virou norma.

Porém, fora do hospital, ele perde totalmente a função.

"O jaleco é, na verdade, uma vestimenta de proteção de uso restrito na área biomédica. Em nenhuma hipótese o jaleco pode ser usado na rua. Isso já é uma regra básica.” (Professor de microbiologia da USP Jorge Timenetsky).

O risco é que o jaleco possa ser usado como "meio de transporte" pelas bactérias. As regiões com maior perigo de contaminação são os bolsos e as mangas.
O risco é pequeno, mas possível. Tanto para pacientes quanto para pessoas que estão fora do hospital e entram em contato com o jaleco.


Então fica a dica: Jaleco é uma das principais peças do equipamento de proteção individual. Ao se ausentar dos locais, a primeira atitude a ser tomada é tirar essa vestimenta. A roupa vai, então, para a lavagem. Assim, profissionais da saúde poderão evitar a proliferação de doenças.




1 comentários:

Anônimo disse...

E quem usa jaleco na rua? Sério, juro que nem sabia :)

Postar um comentário