quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mercado De Trabalho

...Um profissional com visão ampla e desejado pelo mercado de trabalho em diversos locais de atuação...

Esse é o perfil do profissional da Biomedicina, graças, principalmente, ao avanço da genética. Do campo de análises clínicas, diagnóstico de imagens, biologia molecular, pesquisas, reprodução humana, saúde pública, passando por indústrias alimentícias e farmacêuticas, até a bioengenharia. O biomédico precisa gostar de estudar células, funcionamento de órgãos, de sistemas do corpo humano e lidar bem com microscópio. O salário de um biomédico varia muito de acordo com a área de atuação. Um recém-formado que trabalhe 30 horas por semana em laboratório ganha por volta de R$ 2 mil. Já na área de diagnóstico por imagem, o salário sobe para R$ 3 mil. E esse valor pode ser ainda maior para quem trabalha com genética e reprodução humana. A região que mais concentra cursos e profissionais de Biomedicina é a Sudeste, com destaque para o Estado de São Paulo. Já a região Sul é muito carente nesse aspecto. Dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostram que existem 27 cursos de Biomedicina no Brasil e que apenas 12,45% dos alunos matriculados concluem o curso. O total de matrículas é de 5.281 contra apenas 658 concluintes anuais.



4 comentários:

Anônimo disse...

meu sonho genetica
se deus quiser eu consigo

Anônimo disse...

adoro a grade curricular de biomedicina
patologia clínica, genética, citologia...
tomara que o mercado de trabalho seja bom mesmo.

julia maria cordeiro leite disse...

Biomedicina é uma grande ilusão, em Montes Claros MG, fui contratada como auxiliar de técnico, mesmo possuindo o curso superior e registro no CRBM. Declarado na carteira com 647,00 + insalubridade, + vale transporte, o que não chegava a 900,00. Hoje acessei um edital de um concurso em sergipe, e a remuneração pra vaga de biomedico é 1.000, + 400,00 30h. Só uma comparação no mesmo edital a vaga de assistente social é 1.607,00 + 400,00 30h. A Biomedicina não é reconhecida, não existem concursos para biomedico, e se for trabalhar pra iniciativa privada, vai ganhar salário de técnico. O emprego em laboratórios de patologia clínica é desgastante, perigoso e de alta responsabilidade com baixa remuneração. Essa é a realidade vivida aqui em Montes Claros MG. Não faça Biomedicina!

marluce disse...

acredito que a remuneração varia tanto de área como de qualidade profissional, se você gosta do que faz com certeza vai se destacar e terá melhores propostas de emprego...Faça sua faculdade pensando no que gosta, esse negocio de pensar somente em dinheiro não da muito certo...

Postar um comentário