domingo, 11 de dezembro de 2011

Exame de sangue pode detectar
mal de Parkinson

Pesquisadores da Universidade de Lancaster afirmam que baixos níveis de uma proteína no sangue pode ser um indicador precoce da doença.

ALEXANDRE DE MELO


Enfermeira retira sangue de paciente para realização de exame (Foto: Wojciech Wolak/stock.xchng)


Não existe um teste específico para identificar o mal de Parkinson, doença neurológica que afeta os movimentos. O diagnóstico é feito pela exclusão de outras doenças. Um novo estudo, realizado por cientistas do Reino Unido, pode dar pistas sobre como detectar o Parkinson nos estágios iniciais da doença. Os pesquisadores perceberam que baixos níveis no sangue de uma proteína chamada alfa-sinucleína fosforilada (PAS) estão relacionados ao aparecimento da doença.

A equipe da Universidade Lancaster, liderada pelo biomédico David Allsop, estudou um grupo de pessoas com Parkinson e um outro grupo com pessoas saudáveis da mesma idade. O estudo, publicado no jornal da Federação das Sociedades Americanas de Biologia Experimental, mostrou que o grupo com a doença de Parkinson apresentou altos níveis da substância PAS no sangue. “Um exame de sangue para a doença de Parkinson significa saber se uma pessoa tem risco de desenvolver a doença antes que os sintomas comecem”, afirma Allsop. Por enquanto, o teste é só uma ideia. Outros estudos precisam replicar os resultados encontrados pelos pesquisadores britânicos e parâmetros sobre os níveis da proteína precisam ser determinados.

O distúrbio se desenvolve quando neurônios da área do cérebro denominada substância negra (ou substância nigra) morrem ou deixam de funcionar. Essa região do cérebro produz uma substância chamada dopamina, que é um importante mensageiro químico, ou neurotransmissor. A doença de Parkinson costuma aparecer em maior número em pessoas acima de 50 anos. Os sintomas mais comuns são tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos, desequilíbrio, além de alterar a fala e a escrita. O Mal de Parkinson foi descrito pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson.

Milhões de pessoas ao sofrem com a mal de Parkinson. No final de sua vida o papa João Paulo II mostrou desenvolvimento lento e progressivo da doença. O ex-lutador Muhammad Ali e o ator Michael J. Fox também sofrem de Parkinson. No Brasil, segundo estimativas da Associação Brasileira de Parkinson, existem 200 mil pessoas com a doença.

3 comentários:

☯ Caio disse...

Ótima descoberta para o meio cientifico laboratorial.
Muito bom .

Anônimo disse...

Pessoal, parabéns pelo conteúdo.

Para quem ainda não viu, este site disponibiliza alguns conteúdos gratuitos para profissionais de laboratórios clínicos. São materiais como o pôster das 3 fases dos Exames Laboratoriais, pra imprimir.

http://www.qualichart.com.br/conteudo/poster-3-fases-dos-exames-laboratoriais.html

Raquel Rezende
imprensa@qualichart.com.br

Unknown disse...

Dificilmente alguém irá ver esse comentário, principalmente pq o blog não é atualizado desde 2011. Sou um ex-aluno e hoje sou biomédico. Colaborei com conteúdos para este e outros blogs e agora me bateu uma nostalgia sem fim. Lembro de como tudo começou, o blog "cantinho da biomedicina" bem como o mural no bloco C. Incrível. Registro aqui a minha imensa saudades deste curso, da faculdade e dos colegas.

Postar um comentário