quinta-feira, 4 de junho de 2009

Diagnóstico por Imagem

→Diagnóstico por imagem é uma especialidade médica que se ocupa do uso das tecnologias de imagem para realização de diagnósticos.

História da Radiologia no Brasil:
A primeira radiografia a ser feito no Brasil foi em 1986. A primazia é disputada por vários pesquisadores. Como a história não relata dia e mês conclui-se que as diferenças cronológicas sejam muito pequenas. Esses pesquisadores pioneiros no Brasil são Silva Ramos em São Paulo; Alfredo Brito na Bahia; Francisco Pereira Neves no Rio de Janeiro e Físicos do Pará.


Primeiro Aparelho de Raio-X instalado no interior do país:
Dr. José Carlos Ferreira Pires foi o primeiro médico a instalar um aparelho de Raios-X no interior do Brasil, na cidade de Formiga, Minas Gerais, a 600 km do Rio de Janeiro. Este aparelho se encontra hoje em Chicago, no Museu de Cirurgia.


→Os biomédicos especialistas em Biofísica, Imagenologia ou Radiologia trabalham em clínicas ou centros de diagnóstico por imagem tendo a função de preparar o paciente, elaborar o plano de irradiação, gerenciar banco de imagens, programar e operar equipamentos de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Medicina Nuclear, Radioterapia, entres outros, além de poder ser o responsável pelo controle de qualidade e radioproteção (de acordo com as normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN e Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA). Confeccionando, assim, a(s) imagem(ns) para que o médico Radiologista/Imagenologista possa, finalmente, fornecer o laudo.

A Imagenologia é uma das áreas em que ocorre um incremento na procura pelos novos profissionais da biomedicina.

O salário de um biomédico varia muito de acordo com a área de atuação. Na área de diagnóstico por imagem, o salário pode chegar a R$ 3 mil.

3 comentários:

Anônimo disse...

shit,i`m wichit espina

Anônimo disse...

obrigado pela ajuda!

prof. cleylson disse...

Com relação a juíza que disse que o exame radiográfico da lei do biomédico era apenas de serviços de apoio, sei não viuuuuuuuuuuuuu olha onde estamos e na mão de quem nem sabe interpretar nada!!!!!!!!!!!!Que calamidade de interpretação !!!!! não sei quem é pior .... a juíza que interpretou o texto ou os que dão razão a juíza que disse que " que o serviço de radiografia era de apoio", Não sou biomédico e nem técnico em radiologia. Se no texto de lei federal do biomédico que está em validade sim, diz: Realizar "serviços de radiografia, excluído a interpretação" claro que é o exame gente !!!!!! nem precisa ser juíza !!! se não teria sentido ter citado após "excluído a interpretação" ... será que essa juíza não viu isso ou não sabe interpretar, pois qual seria o sentido de se pedir que "se exclua a interpretação do exame", interpretação de quer .... se não for do exame radiográfico. A radiologia realmente é a ciência, a radiografia é o exame e o raio x (aparelho) é "a técnica do exame", não sei onde essa juíza estava ou não sabe mesmo interpretar nada. No nosso país uma lei não anula outra isso está na constituição e é legítimo a não ser que a nova lei esclareça em um artigo dizendo " essa lei anula a lei ... tal" , mas isso não aconteceu, então as duas podem exercer a radiologia/radiografia/radiodiagnóstico sim!!!! isso é fato e lei federal, será que dá para entender que não se muda lei federal da noite para o dia ou com um simples pensamento de achismo !!! Prof. pedagogo e esp. em gestão educacional.

Postar um comentário