domingo, 11 de dezembro de 2011

Exame de sangue pode detectar
mal de Parkinson

Pesquisadores da Universidade de Lancaster afirmam que baixos níveis de uma proteína no sangue pode ser um indicador precoce da doença.

ALEXANDRE DE MELO


Enfermeira retira sangue de paciente para realização de exame (Foto: Wojciech Wolak/stock.xchng)


Não existe um teste específico para identificar o mal de Parkinson, doença neurológica que afeta os movimentos. O diagnóstico é feito pela exclusão de outras doenças. Um novo estudo, realizado por cientistas do Reino Unido, pode dar pistas sobre como detectar o Parkinson nos estágios iniciais da doença. Os pesquisadores perceberam que baixos níveis no sangue de uma proteína chamada alfa-sinucleína fosforilada (PAS) estão relacionados ao aparecimento da doença.

A equipe da Universidade Lancaster, liderada pelo biomédico David Allsop, estudou um grupo de pessoas com Parkinson e um outro grupo com pessoas saudáveis da mesma idade. O estudo, publicado no jornal da Federação das Sociedades Americanas de Biologia Experimental, mostrou que o grupo com a doença de Parkinson apresentou altos níveis da substância PAS no sangue. “Um exame de sangue para a doença de Parkinson significa saber se uma pessoa tem risco de desenvolver a doença antes que os sintomas comecem”, afirma Allsop. Por enquanto, o teste é só uma ideia. Outros estudos precisam replicar os resultados encontrados pelos pesquisadores britânicos e parâmetros sobre os níveis da proteína precisam ser determinados.

O distúrbio se desenvolve quando neurônios da área do cérebro denominada substância negra (ou substância nigra) morrem ou deixam de funcionar. Essa região do cérebro produz uma substância chamada dopamina, que é um importante mensageiro químico, ou neurotransmissor. A doença de Parkinson costuma aparecer em maior número em pessoas acima de 50 anos. Os sintomas mais comuns são tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos, desequilíbrio, além de alterar a fala e a escrita. O Mal de Parkinson foi descrito pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson.

Milhões de pessoas ao sofrem com a mal de Parkinson. No final de sua vida o papa João Paulo II mostrou desenvolvimento lento e progressivo da doença. O ex-lutador Muhammad Ali e o ator Michael J. Fox também sofrem de Parkinson. No Brasil, segundo estimativas da Associação Brasileira de Parkinson, existem 200 mil pessoas com a doença.

terça-feira, 22 de novembro de 2011



Quer saber um pouco mais sobre a atuação do Biomédico em Reprodução Humana??  Acesse: Atuação do Biomédico em Embriologia



Tem dúvidas a respeito de vacinas, e quer conhecer melhor essa área?? Acesse: Vacinas

Aproveite!! Todo material elaborado por alunos do Curso de Biomedicina do 7° Semestre - Noturno; da Faculdade Anhanguera de Brasília.
(Fonte: Biomedicina Padrão)

Anemia Falciforme e Malária

Grupo descobre como a anemia falciforme protege contra a malária

Doença modifica glóbulos vermelhos e bloqueia transporte do parasita
Estudo foi publicado pela revista 'Science'

Desde a década de 1940, os cientistas sabem que a anemia falciforme, uma doença hereditária que causa mutação nos glóbulos vermelhos do sangue, protege seus portadores contra a malária. Porém, só nesta semana, com uma pesquisa publicada pela revista “Science”, ficou claro como funciona o processo.
Normalmente o protozoário Plasmodium usa uma proteína chamada adesina para chegar à parte externa dos glóbulos vermelhos, de onde chegam às paredes dos vasos sanguíneos. A partir daí, provocam os problemas neurológicos e circulatórios ligados à malária.
Nas pessoas que têm anemia falciforme, esse mecanismo é bloqueado. O Plasmodium não acessa a parte externa dos glóbulos vermelhos e, por isso, não há infecção. “Todo o sistema de transporte do parasita da malária fica degenerado nessas células”, resume Marek Cyrklaff, pesquisador do Departamento de Doenças Infecciosas da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, um dos autores do artigo.
“Com esses resultados, descrevemos agora um mecanismo molecular que explica pela primeira vez o efeito protetor dessa hemoglobina contra a malária”, completa Michael Lanzer, líder do grupo de pesquisa.


Fonte: g1.globo.com


Escherichia coli: as tecnologias de comunicação e informações disponíveis, contribuem para busca de informações em artigos científicos


Novas formas de pensar, de agir e de comunicar serão introduzidas como hábitos corriqueiros. Nunca tivemos tantas alterações no cotidiano, mediadas por múltiplas e sofisticadas tecnologias. As tecnologias invadem os espaços de relações, mediatizando estas e criando ilusão de uma sociedade de iguais, segundo um realismo presente nos meios tecnológicos e de comunicação.


A Escherichia coli encontra-se largamente difundida na natureza, tendo como habitat principal o trato intestinal de animais de sangue quente, integrando as bactérias do grupo coliforme, subdividindo-se em vários biótipos e sorotipos, alguns dos quais patogênicos em potencial para o homem constituindo-se os alimentos e a água suas principais fontes de infecção. Esse microrganismo é um importante patógeno causador de doença de transmissão alimentar (DTA), apesar de sua incidência relativamente baixa, pode trazer risco a saúde, podendo ser fatal.


Determinadas plantas medicinais ou condimentares podem influir na preditividade dos resultados negativos-verdadeiros/falsos-negativos de pesquisa diagnóstica de E. coli pela atividade de inibição/bacteriostasia .


A técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) é um grande avanço no diagnóstico molecular de microrganismos patogênicos. PCR multiplex, técnica que detecta simultaneamente duas ou mais seqüências de DNA, tem sido utilizada na detecção de E. coli, é importante para detecção disse patógeno em leite e derivados.


Artigos Científicos disponíveis:



As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis relações construídas: www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a05v11n31.pdf



Detecção de Escherichia coli 0157: H7 inoculada experimentalmente em amostra de leite cru por método convencional e PCR multiplex: http://www.scielo.br/pdf/abmvz/v60n5/29.pdf



Inibição e inativação de Escherichia coli por extratos de plantascom indicativo etnográfico medicinal ou condimentar: www.scielo.br/pdf/cta/v29n3/a03v29n3.pdf

Filme Gattaca: A Experiência Genética

É um filme produzido nos Estados Unidos em 1997 sob a direção de Andrew Niccol. Baseia-se em preocupações sobre as tecnologias reprodutivas que facilitam a eugenia e as possíveis consequências de tais desenvolvimentos tecnológicos para a sociedade. Num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas "inválidas". Vincent Freeman (Ethan Hawke) nasceu sem prepraros genéticos e por isso, é considerado um "inválido". Tem desde pequeno, o desejo de ser um astronauta, mas tem em seu código genético predisposições a doenças que não lhe permitem nada melhor na vida que o emprego de faxineiro. Mesmo assin, consegue um lugar de destaque em uma corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expôr seu passado.


O filme de ficção retrata um tema polêmico relacionado a manipulação genética. Um futuro distante, mas talvez nem tanto assim. Trata-se da manipulação genética, ou seja, a decifração do código genético e suas consequências e/ou implicações diretas na vida do homem e consequentemente de toda a sociedade. Mais do que um filme de ficção científica, Gattaca pode ser visto como um alerta para as várias possibilidades que decorrem da decifração do genoma humano, como a discriminação social pelo fator genético.

Para Saber Mais: Manipulação Genética, envolve a manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo deste. Envolvem frequentemente o isolamento, a manipulação e a introdução do ADN num chamado "corpo de prova", geralmente para exprimir um gene. O objetivo é de introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade, tal como aumentando a área de uma espécie de cultivo, introduzindo uma nova característica, ou produzindo uma nova proteína ou enzima.
Pela sua natureza, o desenvolvimento da engenharia genética convive com problemas legais e éticos. Um dos principais fatores que exigem um controle rígido pela sociedade organizada, e tem gerado polêmicas ético-morais, é a manipulação do genoma de seres vivos com fins eugênicos, ou seja, a de depuração da espécie. Outro caso é a retirada de células-tronco de embriões humanos, principalmente contrariada por religiões, que consideram o ato uma agressão à vida.
Atualmente já é possível selecionar embriões livres de algumas doenças hereditárias, reduzir a pré-disposição ao câncer e escolher o sexo.


(Fonte: Wikipédia, YouTube).

Surto da E. coli na Europa é causado por nova cepa da bactéria.

Segundo OMS, sequenciamento preliminar sugere que cepa é forma mutante de duas bactérias; surto causou 18 mortes na Europa Fazendeiro produtor
de pepinos em Algarrobo, perto de Málaga, na Espanha.

Inicialmente, pepinos espanhóis foram apontados como causa do surto
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta quinta-feira que o
surto de E. coli que atinge a Europa é causado por uma cepa (variação da
bactéria) completamente nova.

A infecção pode causar a complicação mortal da síndrome hemolítico-urêmica (SHE), que ataca os rins, às vezes causando convulsões, derrames e comas.
Sequenciamento genético preliminar sugere que a cepa é uma forma mutante
de duas bactérias E. coli, com genes agressivos que poderiam explicar por que o
surto que atinge nove países, principalmente a Alemanha, parece ser tão
perigoso, disse a agência.
Segundo pesquisadores da Alemanha, a bactéria tem genes de dois grupos
distintos de E.coli: a E.coli enteroagregativa (EAEC) e a
E.coli enterohemorrágica(EHEC).
A bactéria contém genes que causam resistência a antibióticos e são similares
a uma cepa que causa grave diarreia na República da África Central, de acordo
com um comunicado do laboratório chinês BGI, em Shenzhen, que trabalha em
conjunto com pesquisadores do Centro Médico Universitário do laboratório
Eppendorf, em Hamburgo.
Hilde Kruse, uma especialista em segurança alimentar da OMS, disse à
Associated Press que essa é uma "cepa específica que nunca havia sido
isolada de pacientes anteriormente". Segundo ela, a nova cepa "tem
várias características que a tornam mais virulenta e produtora de toxinas"
do que as cepas da E. coli que as pessoas naturalmente carregam em seus
intestinos.
A mesma conclusão tiveram cientistas do Instituto de Genômica de Pequim,
na China, segundo os quais a cepa é “altamente infecciosa e tóxica”. Até agora,
o surto atingiu mais de 1,5 mil pessoas, incluindo 470 que desenvolveram a rara
complicação renal da SHE, e deixou 18 mortos - 17 na Alemanha e um na Suécia.
Os pesquisadores não conseguem apontar o que causou a doença, que fez a
Rússia estender nesta quinta-feira um
banimento à importação de vegetais para toda a Europa. Segundo Kruse não é incomum que uma bactéria apresente mutação, com
mudança de genes. É difícil explicar, no entanto, de onde essa nova cepa pode
ter vindo. Ela acrescentou ainda que cepas de bactérias normalmente trocam
genes, da mesma forma que o vírus do Ebola entre humanos é uma variante do
encontrado em animais.
Surtos prévios da E. coli atingiram principalmente crianças e idosos,
mas o surto europeu está desproporcionalmente afetando adultos, especialmente
mulheres. Quase todos os doentes vivem na Alemanha ou recentemente viajaram ao
país. Dois doentes agora estão nos EUA, e ambos viajaram recentemente para
Hamburgo, Alemanha, onde houve muitas infecções.

Proibição russa

A Rússia proibiu nesta quinta-feira a importação de todas as verduras e
legumes frescos de países da União Europeia por causa do surto de infecções.
O chefe da agência de proteção ao consumidor da Rússia, Gennady
Onishchenko, afirmou que há ordens para interceptar todos os carregamentos
provenientes da UE. "A proibição de importar verduras frescas de todos os
países da UE entrou em vigor nesta manhã", disse.
Segundo Onishchenko, as verduras que chegaram recentemente da UE
"serão apreendidas em toda a Rússia". "Convido todos a renunciar
às verduras importadas em favor dos produtos locais", afirmou. Ele
criticou também os padrões de higiene alimentar da UE. "Isso mostra que a
elogiada legislação de saúde da Europa, que a Rússia era pressionada a adotar, não funciona", afirmou.
A decisão fez a Comissão Europeia (CE) pedir explicações da Rússia por
sua decisão "desproporcional". "A comissão escreverá às
autoridades russas para pedir explicações. Isso representa entre 3 e 4 bilhões
de euros de produtos europeus exportados por ano", disse Frederic Vincent,
porta-voz da área de Saúde da CE.
Vários países tomaram medidas para tentar se prevenir do surto, como a
proibição da importação de pepinos e a remoção de legumes e verduras das
prateleiras dos mercados. As autoridades de saúde também recomendaram às
pessoas que lavem bem frutas, verduras e legumes e também pratos e talheres, além
de lavar bem as mãos antes das refeições.
Inicialmente, as autoridades alemãs haviam apontado pepinos importados
da Espanha como foco do surto, mas depois descartaram a possibilidade e dizem
que ainda tentam descobrir a
origem da contaminação.
Segundo a BBC, mais de 25% de todos os legumes e verduras exportados
pela UE têm a Rússia como destino, tornando o país o maior mercado para os
produtores europeus. No início da semana, a Rússia já havia proibido a
importação de vegetais crus da Alemanha e da Espanha.
O primeiro-ministro da Espanha, José Luiz Rodríguez Zapatero, criticou a
Comissão Europeia e a Alemanha pelas acusações preliminares de que os produtos
de origem espanhola seriam fonte da epidemia, e disse que o governo bucaria
explicações e reparações.
Agricultores espanhóis disseram que as acusações devastaram a
credibilidade e as exportações de produtos espanhóis. Em Valência, fazendeiros
despejaram cerca de 300 kg de frutas e vegetais, como repolho, tomate, pimenta,
pepino, na frente do consulado alemão.
O chefe do instituto de saúde pública que lidera o combate ao surto de
E.coli na Alemanha afirmou à BBC que pode levar meses para que a epidemia seja
contida. Segundo Reinhard Burger, presidente do Instituto Robert Koch, é
possível que nunca se descubra a fonte das infecções.
Além da Alemanha, outros oito países europeus já registraram casos de
infecção pela E.coli - Áustria, Dinamarca, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia,
Suíça e Grã-Bretanha.
A atual epidemia já é considerada a terceira maior da história envolvendo
a bactéria E.coli. No ano de 1996, 20 pessoas morreram em uma epidemia no
Japão, que registrou mais de 9 mil infectados. Em 2000, sete morreram por um
surto causado pela bactéria no Canadá.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Alerta para os perigos da bactéria Streptococcus Pyogenes
Higienização pessoal e de alimentos é a melhor forma de prevenção



Sciencephotolibary

Após mortes confirmadas em decorrência da bactéria Streptococcus Pyogenes, a população do Distrito Federal está em estado de alerta. Autoridades afirmam que não há motivos para alardes no momento, mas todos estão curiosos para saber um pouco mais sobre a bactéria.

A Streptococcus Pyogenes teve seu primeiro registro na década de 80, com um surto de febre reumática nos Estados Unidos. Desencadeadora de problemas como faringite, amidalite, dores de garganta e algumas infecções mais graves, as cepas invasivas surpreenderam pela severidade antes pouco vista.

A bactéria há tempos está presente em diversos casos e, em cerca de 15% das pessoas que são colonizadas por ela, os sintomas sequer se manifestam. Não se sabe explicar ao certo o porquê de tantas mortes seguidas em decorrência da bactéria no DF e a Secretaria de saúde garante não haver possibilidades de epidemia no momento.

O Infectologista do Hospital Santa Luzia, Marconi Pinhati concorda que, no momento, não há riscos de epidemia. “O que está acontecendo no momento é um surto da bactéria. Na natureza muitas coisas são assim, surgem inexplicavelmente”. No momento, a melhor prevenção é a higienização pessoal e dos alimentos, já que as formas de contágio são de pessoa a pessoa, pelo ar, por secreções como espirro e saliva, e pelo contato com feridas ou lesões na pele.

O infectologista afirma ainda que a vigilância do DF tem proposto o uso de Benzetacil para as pessoas que tiveram contato com pacientes com casos de evolução mais agressivo. Porém admite que, para leigos, a identificação da doença não é fácil. “Os sintomas podem ser facilmente confundidos com o de uma gripe ou uma virose leve. Por isso é importante além da prevenção, ficar atento a qualquer um dos sintomas e principalmente encaminhar a pessoa ao hospital caso sintomas como febre, diarréia, vômitos e lesões na pele forem constantes.

Nos colégios em que as crianças vítimas da bactéria estudavam, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tomou providências com o intuito de orientar professores e responsáveis sobre como proceder. Além disso, as escolas passaram por desinfecção e docentes foram orientados a passar às crianças e aos pais informações sobre a bactéria, formas de contagio, prevenção e sintomas. Os estudantes mais próximos às vitimas foram orientados também a ficarem em observação, especialmente em caso de surgimento de algum dos sintomas da bactéria.

O tempo entre o aparecimento dos primeiros sintomas e o óbito das vítimas foi de aproximadamente cinco dias, o que assusta a população. O infectologista opina, “Acho que no momento o alerta deve se dar entre os profissionais de saúde que atendem nos pronto socorros, atendimentos de emergência e ambulatórios, onde os pacientes serão inicialmente atendidos.”. A subsecretaria de Vigilância à Saúde, já divulgou informe de orientação para a prevenção da doença, e desde setembro o DF está em alerta.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Grupo Santa Luzia

terça-feira, 11 de outubro de 2011

ATUALIZAÇÕES!!

Aguardem!!

Em breve atualizações!!

=)