terça-feira, 22 de novembro de 2011

Filme Gattaca: A Experiência Genética

É um filme produzido nos Estados Unidos em 1997 sob a direção de Andrew Niccol. Baseia-se em preocupações sobre as tecnologias reprodutivas que facilitam a eugenia e as possíveis consequências de tais desenvolvimentos tecnológicos para a sociedade. Num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas "inválidas". Vincent Freeman (Ethan Hawke) nasceu sem prepraros genéticos e por isso, é considerado um "inválido". Tem desde pequeno, o desejo de ser um astronauta, mas tem em seu código genético predisposições a doenças que não lhe permitem nada melhor na vida que o emprego de faxineiro. Mesmo assin, consegue um lugar de destaque em uma corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expôr seu passado.


O filme de ficção retrata um tema polêmico relacionado a manipulação genética. Um futuro distante, mas talvez nem tanto assim. Trata-se da manipulação genética, ou seja, a decifração do código genético e suas consequências e/ou implicações diretas na vida do homem e consequentemente de toda a sociedade. Mais do que um filme de ficção científica, Gattaca pode ser visto como um alerta para as várias possibilidades que decorrem da decifração do genoma humano, como a discriminação social pelo fator genético.

Para Saber Mais: Manipulação Genética, envolve a manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo deste. Envolvem frequentemente o isolamento, a manipulação e a introdução do ADN num chamado "corpo de prova", geralmente para exprimir um gene. O objetivo é de introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade, tal como aumentando a área de uma espécie de cultivo, introduzindo uma nova característica, ou produzindo uma nova proteína ou enzima.
Pela sua natureza, o desenvolvimento da engenharia genética convive com problemas legais e éticos. Um dos principais fatores que exigem um controle rígido pela sociedade organizada, e tem gerado polêmicas ético-morais, é a manipulação do genoma de seres vivos com fins eugênicos, ou seja, a de depuração da espécie. Outro caso é a retirada de células-tronco de embriões humanos, principalmente contrariada por religiões, que consideram o ato uma agressão à vida.
Atualmente já é possível selecionar embriões livres de algumas doenças hereditárias, reduzir a pré-disposição ao câncer e escolher o sexo.


(Fonte: Wikipédia, YouTube).

0 comentários:

Postar um comentário