terça-feira, 22 de novembro de 2011

Anemia Falciforme e Malária

Grupo descobre como a anemia falciforme protege contra a malária

Doença modifica glóbulos vermelhos e bloqueia transporte do parasita
Estudo foi publicado pela revista 'Science'

Desde a década de 1940, os cientistas sabem que a anemia falciforme, uma doença hereditária que causa mutação nos glóbulos vermelhos do sangue, protege seus portadores contra a malária. Porém, só nesta semana, com uma pesquisa publicada pela revista “Science”, ficou claro como funciona o processo.
Normalmente o protozoário Plasmodium usa uma proteína chamada adesina para chegar à parte externa dos glóbulos vermelhos, de onde chegam às paredes dos vasos sanguíneos. A partir daí, provocam os problemas neurológicos e circulatórios ligados à malária.
Nas pessoas que têm anemia falciforme, esse mecanismo é bloqueado. O Plasmodium não acessa a parte externa dos glóbulos vermelhos e, por isso, não há infecção. “Todo o sistema de transporte do parasita da malária fica degenerado nessas células”, resume Marek Cyrklaff, pesquisador do Departamento de Doenças Infecciosas da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, um dos autores do artigo.
“Com esses resultados, descrevemos agora um mecanismo molecular que explica pela primeira vez o efeito protetor dessa hemoglobina contra a malária”, completa Michael Lanzer, líder do grupo de pesquisa.


Fonte: g1.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário