sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Halloween da Saúde‏


Local: Clube Pandiá - Setor Militar Urbano
Data: 31 de Outubro de 2009 a partir das 22:00 horas;
Informações: Wellington - 8422-2664
Juliana - 86192852

CURSOS NA ÁREA DE SAÚDE

O Instituto Brasileiro de Eduação e o Senai-GO promovem o acesso da comunidade ao conhecimeto na modalidade Educação a Distância e Presencial, através de cursos livres.

Acesso o site e obtenha mais informações!!!

domingo, 11 de outubro de 2009

Cursos de Final de Ano em Brasília - SAMAVIT

Últimos cursos de 2009 realizados pela SAMAVIT em Brasília:

24 e 25 de Outubro - Reprodução Humana
14 e 15 de Novembro - Alimentos Funcionais
21 e 22 de Novembro - Circulação Extracorpórea (Perfusão)
04 e 05 de Dezembro - Microbiologia dos Alimentos
Os cursos serão realizados no auditório da LBV.
Informações: SAMAVIT CURSOS

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Biblioteca Digital

Biblioteca Digital, desenvolvida em software livre, onde podemos gratuitamente: Ver as grande obras de Leonardo da Vinci; Escutar musicas MP3 em alta qualidade; Ler obras de Machado de Assis, ou a Divina Comédia; Ter acesso as melhres histórias infantis e vídeos da TV Escola, e muito mais!

O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site:

www.dominiopublico.gov.br

Circulação Extracorpórea

A circulação extracorpórea(C.E.C.) é utilizada em mais de 80% das cirurgias cardíacas . É uma técnica aplicada mundialmente nos casos em que o coração precisa parar de bater (cardioplegia) para que a cirurgia seja realizada. O sangue é desviado para a máquina, que faz o papel do pulmão, de oxigenar o sangue, e do coração, de bombeá-lo.
Todo o profissional que atua na C.E.C. deve ter curso superior dentro da área de saude( enfermeiros,médicos, biomédicos, farmacêutico-bioquímico) e possuir titulo de especialista em Circulação Extracorpórea emitido pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea.
Visite: http://www.sbcec.com.br - Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea

terça-feira, 16 de junho de 2009

Projeto Genoma Humano

O Projeto Genoma Humano (PGH) teve por objetivo o mapeamento do genoma humano, e a identificação de todos os nucleótidos que o compõem. Consistiu num esforço mundial para se decifrar o genoma. Após a iniciativa do National Institutes of Health (NIH) estadunidense, centenas de laboratórios de todo o mundo se uniram à tarefa de sequenciar, um a um, os genes que codificam as proteínas do corpo humano e também aquelas sequências de DNA que não são genes.
Para o sequenciamento de um gene, é necessário que ele seja antes amplificado numa reação em cadeia da polimerase, e então clonado em bactérias. Após a obtenção de quantidade suficiente de DNA, executa-se uma nova reação em cadeia, desta vez utilizando didesoxirribonucleotídeos marcados com fluoróforos para a determinação da sequência.

O projeto foi fundado em 1990, com um financiamento de 3 milhões de dólares do Departamento de Energia dos Estados Unidos e dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, e tinha um prazo previsto de 15 anos. Devido à grande cooperação da comunidade científica internacional, associada aos avanços no campo da bioinformática e das tecnologias de informação, um primeiro esboço do genoma foi anunciado em 26 de Junho de 2000, dois anos antes do previsto.

Os trabalhos do projeto foram dados como concluídos em 2003. Com a tecnologia da época, estimou-se que todos os genes (em torno de 25.000) haviam sido sequenciados. Deve-se lembrar que nem todo o DNA humano foi sequenciado. Estimativas actuais concluem que apenas cerca de 2% do material genético humano é composto de genes, enquanto que a maior parte parece não conter instruções para a formação de proteínas, e existe provavelmente por razões estruturais. Muito pouco dessa maior parte do material genético tem sua sequência conhecida.
Por limitações tecnológicas, partes do DNA que possuem muitas repetições de bases nitrogenadas também ainda não foram totalmente sequenciadas. Essas partes incluem, por exemplo, os centrómeros e os telómeros dos cromossomas.
De todos os genes que tiveram sua sequência determinada, aproximadamente 50% codificam para proteínas de função conhecida.
Apesar dessas lacunas, a conclusão do genoma já está facilitando o desenvolvimento de fármacos muito mais potentes, assim como a compreensão de diversas doenças genéticas humanas.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

A Ciência Médica de House

A Ciência Médica de House - A Verdade Por Trás dos Diagnósticos da Série de TV

O Dr. Ranzinza é sucesso até nas livrarias. Uma das séries americanas mais assistidas e elogiadas atualmente no Brasil, House, que conta com o talento de Hugh Laurie, duas vezes premiado com o Grammy de melhor ator, é curiosa não apenas pelo jeito rabujento e cativante do médico protagonista, dr. House, mas também pelos casos complicados com os quais ele lida. Andrew Holtz, ex-repórter de saúde da CNN, pesquisou as doenças incomuns e os tratamentos pouco ortodoxos com que o médico e sua equipe se deparam no programa. Será mesmo que existe malária no cérebro? O fumo poderia realmente auxiliar na cura de uma inflamação intestinal?

No capitúlo 3 do Livro "Vamos fazer alguns testes", ressalta a importância de um exame de sangue completo ou uma ressonância magnética para começar a fazer as perguntas certas. A maior parte das decisões médicas envolvem exames laboratorias. Amostra de sangue, urina, fluido espinhal, tecido de orgãos e até mesmo fragmentos de DNA são capazes de revelar cada vez mais sobre o que ocorre no corpo de um paciente.

O livro apresenta o que é ou não ficção no seriado. Com riqueza de detalhes e de maneira bastante clara, o autor apresenta a solução dos mistérios que intrigam os telespectadores.

Download do Livro

Diagnóstico por Imagem

→Diagnóstico por imagem é uma especialidade médica que se ocupa do uso das tecnologias de imagem para realização de diagnósticos.

História da Radiologia no Brasil:
A primeira radiografia a ser feito no Brasil foi em 1986. A primazia é disputada por vários pesquisadores. Como a história não relata dia e mês conclui-se que as diferenças cronológicas sejam muito pequenas. Esses pesquisadores pioneiros no Brasil são Silva Ramos em São Paulo; Alfredo Brito na Bahia; Francisco Pereira Neves no Rio de Janeiro e Físicos do Pará.


Primeiro Aparelho de Raio-X instalado no interior do país:
Dr. José Carlos Ferreira Pires foi o primeiro médico a instalar um aparelho de Raios-X no interior do Brasil, na cidade de Formiga, Minas Gerais, a 600 km do Rio de Janeiro. Este aparelho se encontra hoje em Chicago, no Museu de Cirurgia.


→Os biomédicos especialistas em Biofísica, Imagenologia ou Radiologia trabalham em clínicas ou centros de diagnóstico por imagem tendo a função de preparar o paciente, elaborar o plano de irradiação, gerenciar banco de imagens, programar e operar equipamentos de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Medicina Nuclear, Radioterapia, entres outros, além de poder ser o responsável pelo controle de qualidade e radioproteção (de acordo com as normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN e Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA). Confeccionando, assim, a(s) imagem(ns) para que o médico Radiologista/Imagenologista possa, finalmente, fornecer o laudo.

A Imagenologia é uma das áreas em que ocorre um incremento na procura pelos novos profissionais da biomedicina.

O salário de um biomédico varia muito de acordo com a área de atuação. Na área de diagnóstico por imagem, o salário pode chegar a R$ 3 mil.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

MICROBIOLOGIA - L. BROCK

Um excelente livro de microbiologia, apesar de estar em espanhol, vale apena baixá-lo.
Por: Adriano Rios

CONCURSO

  • Agente comunitário do Distrito Federal

Região/Estados: DF

Escolaridade: Nível Fundamental

Vagas: 400

Salário: 891,00

Valor da taxa de inscrição: R$ 27,00

Cargos: Incrições: 01/06/2009 a 30/06/2009

quinta-feira, 21 de maio de 2009

JURAMENTO DO BIOMÉDICO

" Juro por toda minha existência cumprir com zelo e probidade todas as atividades inerentes à profissão de Biomédico que me forem confiadas.
Juro diante de Deus e dos homens não medir esforços para exercer com dignidade e ética a Biomedicina.
Juro estar atento à evolução científica para empregá-la em prol da humanidade.
Juro cumprir estes preceitos para poder usufrir da benevolência e da confiança dos homens. "


*****************************************

terça-feira, 19 de maio de 2009

Minuto Planeta!

O PLaneta pede SOCORRO! A falta de conscientização e respeito do ser humano contribui sobremaneira para a degradação ambiental acelerada. O desperdício e mal uso dos recursos naturais, o errado descarte de lixo e outros resíduos, o aumento de gases emitidos para a atmosfera e o desmatamento descontrolado são apenas alguns exemplos de desenvolvimento insustentável. Algumas dicas de como Reduzir - Aproveite as duas faces das folhas de papel, tanto na escrita, quanto para impressão e fotocópias. - Faça apenas o número necessário de fotocópias. - Adote coadores, guardanapos e toalhas de pano. - Revise textos na tela do computador antes de imprimi-los. - Use envelopes só quando necessário. - Recuse folhetos de propaganda que não forem de seu interesse. - Faça assinatura comunitária de jornais e revistas. - Compre a granel hortifrutigranjeiros, grãos e produtos de limpeza nas feiras e sacolões. - Substitua descartáveis como copos, talheres, canudos e isqueiros por similares duráveis. - Aproveite talos e folhas de verduras, cascas de frutas. - Diminua o desperdício de alimentos e evite embalagens supérfluas, sofisticadas ou de difícil (isopor, caixas tipo longa vida) ou nenhuma (celofane, papel aluminizado) reciclagem no Brasil. Algumas dicas de como Reutilizar - Reaproveite envelopes, cartolinas e folhas de papel com verso livre para rascunho ou para imprimir documentos a serem enviados por fax. - Utilize frascos e potes para outros fins. - Reaproveite sobras de materiais de construção. - Antes de descartar tente consertar os utensílios e aparelhos com sapateiros, costureiros, técnicos e restauradores ou transforme-os em outros produtos e doe-os a quem precisa. Texto de Patrícia Spina Salem Fontes: www.redeambiente.org.br; www.lixo.com.br; www.comciencia.br/reportagens/clima/clima11.htm; www.fundacaoboticario.org.br/site/br/home/index.htm; www.brasilpnuma.org.br/; www2.rio.rj.gov.br/comlurb/serv_coleta.htm; www.cecae.usp.br/recicla/seulixo/oseulixo.html

segunda-feira, 18 de maio de 2009

ENTOMOLOGIA FORENSE

A entomologia forense é a ciência aplicada que tenta determinar a data da morte, e quando for possível, a causas de morte de seres humanos através dos insetos que colonizam o cadáver.
As pesquisas nesta área são feitas desde a década de 1850 e nas últimas décadas vem obtendo progressos. A princípio existia um grande ceticismo quanto a sua aplicação, porém, paulatinamente, peritos criminais e legistas passam a contar com o auxílio de entomólogos para aprimorarem seu trabalho. Atualmente, vem crescendo o interesse de pessoas ligadas a instituições judiciais e cientistas forenses em como conduzir a entomologia junto a outras técnicas de investigação em casos de morte (Catts & Haskell, 1991).

A divulgação dessa ciência no âmbito policial nacional é quase inexistente e em razão disso, dados entomológicos importantíssimos são completamente ignorados, conseqüentemente, revelações valiosas se perdem. Na realidade, até agora pode se dizer que a perícia médico-legal baseia-se, ainda quase exclusivamente, na observação atenta das alterações macroscópicas que se sucedem na decomposição dos corpos, sujeitas a inúmeras causas de variação, umas acelerando sua sucessão e outras retardando.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Download - Sons Cardíacos e Pulmonares

Sons Cardíacos e Pulmonares - wmv e outros formatos de audioColetânea de Sons Cardíacos e Pulmonares normais e patológicos.

Simulador de Arritmias Cardíacas

Pequena demonstração em flash das principais arritmias cardíacas, gerando ritmos cardíacos estáticos e dinâmicos.
Você seria capaz de identificar todas as arritmias conforme os gráficos?
Quer testar? Então clique em "Opciones" e depois em "Juego". Então clique em "Comience" e divirta-se.
Bem interessante!
(Em espanhol)
(Enviado por Adriano Rios)

Parasitologia Humana

PARASITOLOGIA HUMANA, do conhecido Professor David Pereira Neves, alcança sua 11a edição, ora por sinal, comemorativa dos 30 anos da primeira, lançada em 1974.
Esta nova edição mantém a inteireza de sua construção didática associada ao refinado estilo científico. A precisão de seus conceitos, as definições terminológicas e vocabulares de seu conteúdo são outros fatores que justificam o seu sucesso em nosso meio universitário. Na atual edição, acrescentou-se nova parte denominada Parasitoses Emergentes, de grande importância social, abrangendo toda a parasitologia humana.

Autor: David Neves - 11°Edição - (PDF - Português)


(Enviado por Adriano Rios)

Bases Farmacológicas da Terapêutica

O livro tem como principal objetivo correlacionar a farmacologia com as ciências médicas afins. Reinterpretar as ações e indicações dos fármacos sob a perspectiva dos avanços da medicina e das ciências biomédicas básicas. Enfatizar as aplicações da farmacodinâmica na terapêutica. Esses são os princípios que nortearam a elaboração deste livro. Uma fonte de consulta indispensável para profissionais e estudantes.

Autores: Goodman & Gilman - 10° Edição (PDF - Português)

Download Parte I
Download Parte II
Download Parte III
Download Parte IV
Download Parte V
Download Parte VI

(Enviado por Adriano Rios)

terça-feira, 12 de maio de 2009

SAÍDA DE CAMPO



A Faculdade JK/Anhanguera realizará no último final de semana de Maio uma saída de Campo para a cidade de Arinos.

Vale lembrar que é uma saída de campo com intuito assistencial. Logo, será necessário elaborar um projeto manuscrito, para que seja avaliado e convidado a participar deste evento.

Saída será no dia: 29/05/2009 às 12:00 da Faculdade JK/Anhanguera
Retorno será no dia: 31/05/2009 às 17:00 na Faculdade JK/Anhanguera


Os projetos deverão ser entregues até sexta-feira, dia: 15/05/2009;
Na coordenação de Biomedicina, para o Gilcimar.
Dúvidas: Procurar o Prof. Misael na Coordenação.

sábado, 9 de maio de 2009

Acupuntura: Biomédico no Exército

Já está em vigor a portaria NR 07/DGP que aprova as normas reguladoras do exercício da acupuntura no Serviço de Saúde do Exército. E o biomédico está incluído entre os qualificados para a prática dessa especialidade multiprofissional. As normas citam as Resoluções 02/86 e 02/95 do Conselho Federal de Biomedicina, que reconhece o uso da acupuntura como recurso complementar no trabalho do biomédico. Só poderá exercer a acupuntura o profissional que estiver habilitado pelo CFBM na função.
A finalidade da portaria é regular o atendimento em acupuntura dos usuários do Sistema de Assistência Médica aos Militares do Exército e seus dependentes (SAMMED) no âmbito do Sistema de Saúde do Exército.
Os objetivos são: incorporar a acupuntura como prática integrativa e complementar no SAMMED; inserir no Sistema de Saúde do Exército a prática da acupuntura por profissionais da saúde com qualificação reconhecida por seus respectivos conselhos de classe, assegurando o caráter multiprofissional da especialidade; e propiciar aos usuários do SAMMED o acesso amplo e efetivo, com a necessária segurança aos benefícios da terapia complementar por meio da acupuntura.
Além dos biomédicos, também podem praticar a acupuntura no Exército, de acordo com as normas reguladoras, os profissionais de Odontologia, Psicologia, Fonoaudiologia, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina.

Fonte: Conselho Regional de Biomedicina 3° Região

Radiologia: Justiça garante biomédicos

Justiça Federal julgou improcedente a ação ordinária movida pelo Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia contra o Conselho Federal de Biomedicina. Pretendia o autor que as execuções técnicas do art. 1º da Lei 7.394/85, que regulamenta as atividades dos técnicos em radiologia, fossem exclusivas, declarando-se inabilitados os biomédicos. No entanto, o juiz federal Ricardo de Castro China, da 2ª Vara Federal de Ribeirão Preto, considerou que o art. 5 da Lei 6.684, inc II e III, que regulamenta as atividades dos biomédicos, garante legalmente as atribuições radiológica, radioterápica, radioisotópicas e industrial.

O magistrado cita que o CNTR quer ver reconhecido um autêntico monopólio de certas atividades para os técnicos em radiologia, mas "o nosso sistema jurídico não repudia a idéia de que mais de uma categoria profissional possa ter competências assemelhadas e até mesmo superpostas". Após citar vários exemplos, acrescenta: "Dizer que quando um novo diploma legal regula uma profissão, cujo válido campo de atuação se sobrepõe parcialmente ao de outra, esta última restaria derrogada, é uma inverdade não agasalhada pela boa técnica do Direito".

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Para descontrair...

Oração do DNA

Creio no DNA todo poderoso criador de todos os seres vivos.

Creio no RNA,seu único filho,que foi concebido por ordem a graça do DNA polimerase.

Nasceu como transcrito primário padeceu sobre o poder das nucleases, metilases e poliadenilases.

Foi processado, modificado e transportado.

Desceu do citoplasma e em poucos segundos foi traduzido à proteína.

Subiu pelo retículo endoplasmático e o complexo de Golgi.

E está ancorado à direita de uma proteína G.

Na membrana plasmática de onde há de vir a controlar a transdução de sinais.

Em células normais e apoptóticas.

Creio na Biologia Molecular.

Na terapia gênica e na biotecnologia.

No seqüenciamento do genoma humano.

Na correção de mutações.

Na clonagem da Dolly.

Na vida eterna.

Amém

Mercado De Trabalho

...Um profissional com visão ampla e desejado pelo mercado de trabalho em diversos locais de atuação...

Esse é o perfil do profissional da Biomedicina, graças, principalmente, ao avanço da genética. Do campo de análises clínicas, diagnóstico de imagens, biologia molecular, pesquisas, reprodução humana, saúde pública, passando por indústrias alimentícias e farmacêuticas, até a bioengenharia. O biomédico precisa gostar de estudar células, funcionamento de órgãos, de sistemas do corpo humano e lidar bem com microscópio. O salário de um biomédico varia muito de acordo com a área de atuação. Um recém-formado que trabalhe 30 horas por semana em laboratório ganha por volta de R$ 2 mil. Já na área de diagnóstico por imagem, o salário sobe para R$ 3 mil. E esse valor pode ser ainda maior para quem trabalha com genética e reprodução humana. A região que mais concentra cursos e profissionais de Biomedicina é a Sudeste, com destaque para o Estado de São Paulo. Já a região Sul é muito carente nesse aspecto. Dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostram que existem 27 cursos de Biomedicina no Brasil e que apenas 12,45% dos alunos matriculados concluem o curso. O total de matrículas é de 5.281 contra apenas 658 concluintes anuais.



quarta-feira, 6 de maio de 2009

CHAPADA IMPERIAL - PASSEIO ECOLÓGICO



Queridos!

Estamos promovendo uma saída de campo para a Chapada Imperial. Este evento terá como principal objetivo conscientização ecológica, pois o local é uma reserva e ainda, cumprimento de algumas horas do PAC dos alunos do 1 semestre. Todos poderão participar. Sendo assim segue a descrição abaixo:

DIA: 16/05/09 (sábado)
HORÁRIO DE ENCONTRO: 8hs em frente a Faculdade
VALOR: R$ 65,00 (incluindo: transporte, almoço, tirolesa, trilha com guia turístico)
INSCRIÇÕES: coordenação de Biomedicina com Gilcimar (até 2 feira próxima)

Existem algumas breves recomendações:

Por se tratar de reserva ecológica o ambiente e seus ocupantes devem ser respeitados conforme aconselhamento de ambientalistas, biólogos e instituições que tratam do tema. Para tanto, algumas regras de segurança devem ser observadas:

A entrada com bebidas alcoólicas não é permitida, assim como som automotivo.

Sossego, silêncio são leis regidas pela reserva.

Lixo no lixo. Pedimos aos visitantes que recolham o lixo e joguem-no nos locais apropriados.


Abraços! Contamos com sua presença.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Atlas Básico de Anatomia Radiográfica

Atlas De Anatomia Humana - Netter

Uso consciente do Jaleco

O jaleco branco surgiu no final da idade média para proteger os médicos europeus da peste bubônica, e era acompanhado de luvas, chapéus, máscara e até um bico que protegia a ponta do nariz. Detalhe: era feito de tecidos escuros e quanto mais manchado fosse, mais moral dava ao médico, pois indicava que ele havia tratado muitos pacientes. Foi só no século 19, quando provou-se que muitas doenças vinham da falta de assepsia nos hospitais, que o jaleco branco e limpo virou norma.

Porém, fora do hospital, ele perde totalmente a função.

"O jaleco é, na verdade, uma vestimenta de proteção de uso restrito na área biomédica. Em nenhuma hipótese o jaleco pode ser usado na rua. Isso já é uma regra básica.” (Professor de microbiologia da USP Jorge Timenetsky).

O risco é que o jaleco possa ser usado como "meio de transporte" pelas bactérias. As regiões com maior perigo de contaminação são os bolsos e as mangas.
O risco é pequeno, mas possível. Tanto para pacientes quanto para pessoas que estão fora do hospital e entram em contato com o jaleco.


Então fica a dica: Jaleco é uma das principais peças do equipamento de proteção individual. Ao se ausentar dos locais, a primeira atitude a ser tomada é tirar essa vestimenta. A roupa vai, então, para a lavagem. Assim, profissionais da saúde poderão evitar a proliferação de doenças.




HEMOCENTRO NECESSITA DE SANGUE



A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) necessita de doações de sangue, do fator “O” negativo. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, de 7h às 18h. O endereço da FHB é SMHN Quadra 03 conj. “A” bloco 03 – próximo ao Hran.


Maiores Informações no site: http://www.fhb.df.gov.br/


domingo, 3 de maio de 2009

Uma Viagem Vascular - Colesterol

Há uma grande polêmica a respeito do Colesterol...
Colesterol Bom, Colesterol Ruim...
Mas, o que sabemos sobre o assunto?
No geral, o colesterol é visto pela população como algo maléfico. Será que ele é apenas um vilão no nosso organismo??

Genética Médica - Thompson & Thompson

Por 35 anos, esta obra tem sido a fonte de consulta favorita nesse campo fascinante e de rápida evolução. Usando a mesma abordagem acessível sempre apreciada pelos leitores, esta 6ª edição integra os princípios clássicos da genética humana com a moderna genética molecular, demonstrando as aplicações clínicas desse conhecimento no diagnóstico e tratamento de uma ampla gama de distúrbios genéticos. O leitor encontrará novas informações sobre, - defeitos do desenvolvimento, - genética das doenças complexas, - genética do câncer, - as bases moleculares e bioquímicas da genética, - o Projeto do Genoma Humano, - e muitas outras descobertas revolucionárias e progressos. Esta 6ª edição incorpora casos clínicos, identificando 29 dos distúrbios genéticos mais comumente vistos, para ajudá-lo a relacionar a genética básica com a genética clínica. Ilustrações coloridas, juntamente com sumários concisos de características principais, causas e conduta, tornam os casos clínicos de simples compreensão.
'Thompson & Thompson / Genética Médica' contém as explicações claras e clinicamente relevantes da genética médica atual.

LEHNINGER - Princípios da Bioquímica

Lehninger Princípios de Bioquímica é uma extensa introdução à bioquímica. Planejado para estudantes com interesse principal em bioquímica e disciplinas relacionadas.
O download do livro está divido em três partes, são elas:
Fundamentos de Bioquímica - A Lógica Molecular da Vida.- Células.- Biomoléculas.- Água.
Estrutura e Catálise- Aminoácidos, Peptídeos e Proteínas.- Estrutura Tridimensional das Proteínas.- Funções das Proteínas.- Enzimas.- Carboidratos e Glicoconjugados.-Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos.- Lipídios. Membranas Biológicas e Transporte.- Biossinalização.
Bioenergética e Metabolismo- Princípios de Bioenergética. A Glicólise e o Catabolismo das Hexoses.- O Ciclo do Ácido Cítrico.- A Oxidação dos Ácidos Graxos.- A Oxidação dos Aminoácidos e a Produção de Uréia.- Fosforilação Oxidativa e Fotofosforilação.- Biossíntese de Carboidratos. Biossíntese de Lipídios.- Biossíntese de Aminoácidos, Nucleotídeos e Moléculas Relacionadas.- Integração e Regulação Hormonal do Metabolismo de Mamíferos.

Biologia Celular e Molecular - Junqueira & Carneiro

JUNQUEIRA & CARNEIRO, Biologia Celular e Molecular, 2004.PDF

Para download acesse:

http://www.4shared.com/file/65563442/85fe635c/Junqueira__Carneiro_-_Biologia_Celular_e_Molecular_6_Edio.html

sábado, 2 de maio de 2009

Células Tronco


Células-tronco, também chamadas de células estaminais, são indiferenciadas, ou seja, não possuem uma função determinada. Sua principal característica é a capacidade de se transformar em vários tipos de tecidos que constituem o corpo humano.
Elas podem ser de dois tipos:


- Células-tronco embrionárias: são aquelas retiradas do animal ainda na fase do embrião. Como característica principal apresentam uma enorme capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de célula. Embora apresentem esta significativa capacidade, as pesquisas genéticas com estes tipos de células ainda encontram-se em processo de testes.

- Células-tronco adultas: podem ser encontradas em várias partes do corpo humano. Porém, são mais usadas para fins medicinais as células de cordão umbilical, da placenta e medula óssea. Pelo fato de serem extraídas da próprio paciente, oferecem pequeno risco de rejeição nos tratamentos médicos. Possuem uma desvantagem em relação às células-tronco embrionárias: a capacidade de transformação é bem pequena.

Geneticistas acreditam que no futuro próximo as células-tronco possam ser usadas na cura de diversas doenças como, por exemplo, leucemia, mal de Alzheimer, doença de Parkinson e até diabetes.

Usando o método da clonagem terapêutica, várias lesões e enfermidades degenerativas seriam solucionadas. Músculos, tecidos, nervos e até mesmo órgãos poderão ser, em breve, reconstituídos com a aplicação deste tipo de tratamento, combatendo diversas doenças crônicas.

Os estudos genéticos e os tratamentos com células-tronco recebem fortes objeções de diversos setores da sociedade, principalmente dos religiosos. Por considerarem os embriões como sendo uma vida em formação, religiosos conservadores defendem que manipular ou inutilizar embriões de seres humanos constitui um assassinato. Em nações mais conservadoras, as experiências estão paradas ou reduzidas à utilização das células adultas.


POTENCIAIS :


O potencial das células-tronco especifica a sua capacidade de diferenciação (de se transformar em tipos diferentes de células)

-- Células-tronco totipotentes: produzidas da fusão de um óvulo e um espermatozóide. São um produto das primeiras divisões do óvulo fertilizado. Essas células podem se diferenciar em células embriônicas e extraembriônicas

-- Células-tronco pluripotentes: descendentes das células totipotentes, podem se diferenciar em células derivadas de três camadas de germes

-- Células-tronco multipotentes: essas estruturas podem produzir apenas células de uma família restrita de células (por exemplo, as células-tronco hematopoiéticas se diferenciam em glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas etc)


-- Células-tronco unipotentes: as células podem produzir apenas um tipo celular, mas têm propriedades de autorenovação



sexta-feira, 1 de maio de 2009

PROJETO RONDON

FACULDADE JK/ANHAGUERA foi aprovada no Projeto Rondon.

Clique abaixo para saber mais:

terça-feira, 28 de abril de 2009

Atividade Comunitária

Com o intuito de realizar ação solidária e colocar em prática lições aprendidas em salas de aula, uma equipe formada por estudantes e profissionais na área de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Ciências Biológicas visitaram no dia 25/04/2009 a comunidade Vila Rabelo, localizada em Sobradinho II, onde foram realizados diversos exames, palestras educativas, avaliação nutricional e acupuntura com os moradores.

"A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente, em favor da comunidade."

Solidariedade, Imparcialidade, Voluntariado...


O pouco de cada um, ajudará a muitos.

As Organizações não governamentais (ou também chamadas de organizações não governamentais sem fins lucrativos), também conhecidas como ONG's, são associações que se declaram com finalidades públicas e sem fins lucrativos, que desenvolvem ações em diferentes áreas e que, geralmente, mobilizam a opinião pública e o apoio da população para modificar determinados aspectos da sociedade.

“Uma ONG se define por sua vocação política, por sua positividade política: uma entidade sem fins de lucro cujo objetivo fundamental é desenvolver uma sociedade democrática, isto é, uma sociedade fundada nos valores da democracia – liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade. (Betinho)

Acesse os link abaixo e ajude a construir uma sociedade democrática com que todos sonham! Participe de Ações Voluntárias.

Cruz Vermelha Brasileira - http://www.cvb.org.br/filiais/distritofederal.htm

Instituo Nacional do Câncer - http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=259

Patrulha Ecológica - http://www.patrulhaecologica.org.br/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1

Cão Guia Brasília - http://www.mpdft.gov.br/sicorde/caoguia.htm#10



terça-feira, 21 de abril de 2009

Dia da Terra - 22 de Abril


O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. É festejado em 22 de abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data, tornando-se um importante evento de solidariedade, visando, através de atitudes verdes, mudanças de comportamento, conscientização, reflexão e compromisso com o planeta.
Eis algumas ações para enverdecer o nosso Mundo:
  1. Cozinhar sempre com fogo mínimo e, de preferência, em panelas e na pressão. Manter as panelas tampadas, para manter o calor e tornar mais rápido o cozimento, diminuindo assim a quantidade de CO2 (dióxido de carbono), principal gás responsável pelo efeito estufa, emitido no meio ambiente pela queima de gás de cozinha.
  2. Procurar retirar da geladeira todos os ingredientes necessários de uma só vez, para economizar energia.
  3. Não colocar geladeira ou freezer perto de fogão para evitar superaquecimento. Os aparelhos devem ser descongelados sempre que necessário, porque o excesso de gelo reduz a circulação de ar frio.
  4. Poupar energia com o uso de ventiladores de teto e correta manutenção (limpeza e/ou troca de filtros) dos aparelhos de ar condicionado.
  5. Usar lâmpadas fluorescentes, que gastam menos energia que as incandescentes.
  6. Comprar eletrodomésticos de baixo consumo energético, identificados com o selo do Procel. Desligar os aparelhos ou desconectá-los da tomada quando não estiverem em uso.
  7. Plantar árvores, pois elas absorvem toneladas de gás.
  8. Economizar papel significa poupar florestas. O papel não deve ser jogado fora antes de ter sido completamente utilizado. De preferência, usar papel reciclado.
  9. Sempre que possível andar a pé ou de bicicleta, ou utilizar um transporte coletivo (ônibus, metrô, etc.).
  10. Economizar CDs e DVDs : um CD leva aproximadamente 450 para decompor-se. Utilizar mídia regravável, tais como: CD-RW, drives USB ou FTP para carregar ou partilhar os seus arquivos.
  11. Desligar o computador quando ficar mais de duas horas sem utilizá-lo, e o monitor depois de 15 minutos. Dar preferência ao monitor de LCD, que é mais econômico - o maior responsável pelo consumo de energia de um computador é o monitor.
  12. Proteger as florestas.
  13. Recuperar, consertar, renovar e reciclar.

http://www.youtube.com/watch?v=DJ_gIHLN080

domingo, 19 de abril de 2009

Uma opção profissional, mas também uma opção de vida...

Trocar o palco iluminado e a perspectiva dos aplausos por uma atuação nos bastidores...

Cenário frio... Ausência de brilhos e de cores...

Profissionais movidos pelo espírito de luta, envolvidos na batalha desgastante e muitas vezes insana contra inimigos invisíveis, que têm como único objetivo desbotar faces...

Fazer dos sorrisos um pranto dolorido...

Apagar o brilho dos olhos e a chama energética da vida...

Guerreiros incansáveis!!!

Guerreiros que muitas vezes comemoram suas vitórias solitariamente...

Mas nem por isso com menos alegria e consciência do dever cumprido.

Biomédicos...

Sem palco...

Sem luzes ofuscantes...

Sem cenários deslumbrantes...

Às vezes sem nenhum aplauso...

Heróis anônimos que brilham nos bastidores, criando scripts

e roteiros de amor à vida...

(Autor Desconhecido)

Seja Solidário...



* Adote uma atitude ambiental: ofereça carona!!!
A solução dos problemas das grandes cidades passa, necessariamente, pela mudança de comportamento dos cidadãos. Isto vale, especialmente, para as questões relacionadas à poluição causada pelos veículos e aos congestionamentos no trânsito.
Pratique esta idéia!!! A Natureza agradece...

Áreas de Atuação do Biomédico


- Análises Clínicas:
Realizar exames de Análises Clínicas;
Assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos;
Assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfussionais;
Assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades;


- Análises Ambientais:
Realizar análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente.
Indústrias
Atuar em indústrias químicas e biológicas na elaboração de soros, vacinas e reagentes.


- Análises Bromatológicas:
Realizar análises para aferição de qualidade dos alimentos.


- Biologia Molecular:
Realizar coleta de materiais, análise, interpretação, emissão e assinatura de laudos e de pareceres técnicos.


- Genética:
Participar de pesquisas em todas as áreas da genética, como coordenador ou membro da equipe;
Realizar exames de Citogenética Humana e Genética Humana Molecular (DNA), realizando as culturas, preparações citológicas e análises;
Assumir a responsabilidade técnica, elaborando e firmando os respectivos laudos e transmitindo os resultados dos exames laboratoriais a outros profissionais, como consultor, ou diretamente aos pacientes, como aconselhador genético.


- Reprodução Humana:
Atuar em Identificação e Classificação oocitária; Processamento Seminal; Espermograma; Criopreservação Seminal; Classificação embrionária; Criopreservação Embrionária; Biópsia Embrionária e Hatching;
Atuar em Embriologia. Realizar a manipulação de gametas (oócitos e espermatozóides) e pré-embriões.



- Citologia Oncótica:
Realizar colheita de material cérvico vaginal e leitura da respectiva lâmina, exceto a colheita de material através da técnica de Punção Biópsia Aspirativa por Agulha Fina (PAAF);
Realizar a leitura de citologia de raspados e aspirados de lesões e cavidades corpóreas, através da metodologia de Papanicolaou;
Atuar no setor de imunohistoquímica e imunocitoquímica, referente ao diagnóstico citológico;
Assumir responsabilidade técnica, firmando os respectivos laudos.


- Banco de Sangue:
Executar o processamento de sangue e suas sorologia;
Realizar exames pré e pós transfusionais;
Assumir chefias técnicas, assessorias e direção de unidades;
Manusear equipamentos de auto-transfusão;
O profissional legalmente habilitado nesta área poderá exercer todas as atividades inerentes a este campo, com exceção do ato transfusional. A responsabilidade técnica deve ficar a cargo de um médico especialista em Hemoterapia e / ou Hematologia.


- Acupuntura:
Realizar atendimento em consultório voltado à atividade e procedimentos de Acupuntura;
Aplicar o diagnóstico energético (complementar ao diagnóstico clínico nosológico);
Aplicar procedimentos técnicos para promoção do equilíbrio energético - orgânico;
Exercer atividades ligadas à docência e pesquisa.


- Imagenologia:
Atuar em Tomografia computadorizada (TC), Ressonância Magnética (RM), Medicina nuclear (MN), Radioterapia (RT), ultra-sonografia (USG) e radiologia médica, excluída a interpretação de laudos. No que se refere à Tomografia Computadorizada e à Ressonância Magnética, as áreas mais significativas são:
Operação de equipamentos;
Desenvolvimento de protocolos de estudo e examinação;
Desenvolvimento de novas técnicas;
Coordenação de grupos de colaboradores, administração e gestão de conteúdo e contingente dos setores.
Atuar em exame de ultra-sonografia. Por ser um exame praticamente médico dependente (o laudo será elaborado pelo executante do exame) tem poucos Biomédicos atuando neste seguimento quando comparado a TC e RM;
Atuar no campo da Informática Médica, exercendo atividades no produto final dos exames, seja o conteúdo de dados ou armazenamento das imagens adquiridas. Os sistemas HIS (Hospital Information System), RIS (Radiology Information System) e PACS (Picture Archiving in Communication System) estão sendo implantados nos centros de diagnósticos e necessitam de profissionais Biomédicos para atuar neste seguimento.


- Coleta de materiais:
Realizar toda e qualquer coleta de amostras biológicas para realização dos mais diversos exames, como também supervisionar os respectivos setores de coleta de materiais biológicos de qualquer estabelecimento que a isso se destine. Excetuam-se as biópsias, coleta de líquido, cefalorraquidiano (liquor) e punção para obtenção de líquidos cavitários em qualquer situação.

Fonte:http://www.crbm3.org.br/?pg=1&sub=8

  • 3º Curso de Genética Clínica
Data: 23 de Abril de 2009 a 24 de Abril de 2009
Local: Goiânia -GO
Anfiteatro da FMUFG - Início às 19h00

- Apresentação da LAGENC
- Propedêutica e Seminologia Genética
- Diagnóstico Genético
- Reprodução Humana

Para alunos e profissionais da área R$15,00
Inscrições: CA da medicina UFG
  • Simpósio - O Impacto da Estratégia de Saúde da Família na Saúde Pública
Objetivo: Discutir a Estratégia Saúde da Família como eixo estruturante do sistema de saúde no Brasil, considerando seu impacto nos indicadores de saúde pública.
Data: 24 e 25 de Abril de 2009

Público: Gestores municipais de saúde e seus assessores, Diretores de Regionais de Saúde, Coordenadores de atenção primária, coordenadores de PSF dos estados e municípios, Gestores de Unidades Básicas de Saúde, profissionais das equipes de PSF, Novos Alunos dos Cursos de Pós-Graduação em Saúde da Família e Saúde Pública da Universidade Estácio de Sá/Instituto Laboro e demais Profissionais Graduados interessados no tema.

Local: Auditório Tom Jobim . Parla Mundi - LBV 915 Sul. Brasília-DF
Maiores Informações: (61) 3967 3558 / (61) 3967 3556
  • VI ENCONTRO MINEIRO DE BIOMEDICINA

Data: 8 a 10 de Maio de 2009

Local: Universidade Federal do triângulo Mineiro - Uberaba

O VI EMBM, traz novos temas para serem abordados e discutidos acerca das áreas de atuação da Biomedicina, assim como suas interfaces com outros profissionais da área da saúde, na docência, pesquisa, extensão e Pós-graduação.

Acesse: http://www.encontrodebiomedicina.com/