terça-feira, 16 de junho de 2009

Projeto Genoma Humano

O Projeto Genoma Humano (PGH) teve por objetivo o mapeamento do genoma humano, e a identificação de todos os nucleótidos que o compõem. Consistiu num esforço mundial para se decifrar o genoma. Após a iniciativa do National Institutes of Health (NIH) estadunidense, centenas de laboratórios de todo o mundo se uniram à tarefa de sequenciar, um a um, os genes que codificam as proteínas do corpo humano e também aquelas sequências de DNA que não são genes.
Para o sequenciamento de um gene, é necessário que ele seja antes amplificado numa reação em cadeia da polimerase, e então clonado em bactérias. Após a obtenção de quantidade suficiente de DNA, executa-se uma nova reação em cadeia, desta vez utilizando didesoxirribonucleotídeos marcados com fluoróforos para a determinação da sequência.

O projeto foi fundado em 1990, com um financiamento de 3 milhões de dólares do Departamento de Energia dos Estados Unidos e dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, e tinha um prazo previsto de 15 anos. Devido à grande cooperação da comunidade científica internacional, associada aos avanços no campo da bioinformática e das tecnologias de informação, um primeiro esboço do genoma foi anunciado em 26 de Junho de 2000, dois anos antes do previsto.

Os trabalhos do projeto foram dados como concluídos em 2003. Com a tecnologia da época, estimou-se que todos os genes (em torno de 25.000) haviam sido sequenciados. Deve-se lembrar que nem todo o DNA humano foi sequenciado. Estimativas actuais concluem que apenas cerca de 2% do material genético humano é composto de genes, enquanto que a maior parte parece não conter instruções para a formação de proteínas, e existe provavelmente por razões estruturais. Muito pouco dessa maior parte do material genético tem sua sequência conhecida.
Por limitações tecnológicas, partes do DNA que possuem muitas repetições de bases nitrogenadas também ainda não foram totalmente sequenciadas. Essas partes incluem, por exemplo, os centrómeros e os telómeros dos cromossomas.
De todos os genes que tiveram sua sequência determinada, aproximadamente 50% codificam para proteínas de função conhecida.
Apesar dessas lacunas, a conclusão do genoma já está facilitando o desenvolvimento de fármacos muito mais potentes, assim como a compreensão de diversas doenças genéticas humanas.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

A Ciência Médica de House

A Ciência Médica de House - A Verdade Por Trás dos Diagnósticos da Série de TV

O Dr. Ranzinza é sucesso até nas livrarias. Uma das séries americanas mais assistidas e elogiadas atualmente no Brasil, House, que conta com o talento de Hugh Laurie, duas vezes premiado com o Grammy de melhor ator, é curiosa não apenas pelo jeito rabujento e cativante do médico protagonista, dr. House, mas também pelos casos complicados com os quais ele lida. Andrew Holtz, ex-repórter de saúde da CNN, pesquisou as doenças incomuns e os tratamentos pouco ortodoxos com que o médico e sua equipe se deparam no programa. Será mesmo que existe malária no cérebro? O fumo poderia realmente auxiliar na cura de uma inflamação intestinal?

No capitúlo 3 do Livro "Vamos fazer alguns testes", ressalta a importância de um exame de sangue completo ou uma ressonância magnética para começar a fazer as perguntas certas. A maior parte das decisões médicas envolvem exames laboratorias. Amostra de sangue, urina, fluido espinhal, tecido de orgãos e até mesmo fragmentos de DNA são capazes de revelar cada vez mais sobre o que ocorre no corpo de um paciente.

O livro apresenta o que é ou não ficção no seriado. Com riqueza de detalhes e de maneira bastante clara, o autor apresenta a solução dos mistérios que intrigam os telespectadores.

Download do Livro

Diagnóstico por Imagem

→Diagnóstico por imagem é uma especialidade médica que se ocupa do uso das tecnologias de imagem para realização de diagnósticos.

História da Radiologia no Brasil:
A primeira radiografia a ser feito no Brasil foi em 1986. A primazia é disputada por vários pesquisadores. Como a história não relata dia e mês conclui-se que as diferenças cronológicas sejam muito pequenas. Esses pesquisadores pioneiros no Brasil são Silva Ramos em São Paulo; Alfredo Brito na Bahia; Francisco Pereira Neves no Rio de Janeiro e Físicos do Pará.


Primeiro Aparelho de Raio-X instalado no interior do país:
Dr. José Carlos Ferreira Pires foi o primeiro médico a instalar um aparelho de Raios-X no interior do Brasil, na cidade de Formiga, Minas Gerais, a 600 km do Rio de Janeiro. Este aparelho se encontra hoje em Chicago, no Museu de Cirurgia.


→Os biomédicos especialistas em Biofísica, Imagenologia ou Radiologia trabalham em clínicas ou centros de diagnóstico por imagem tendo a função de preparar o paciente, elaborar o plano de irradiação, gerenciar banco de imagens, programar e operar equipamentos de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Medicina Nuclear, Radioterapia, entres outros, além de poder ser o responsável pelo controle de qualidade e radioproteção (de acordo com as normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN e Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA). Confeccionando, assim, a(s) imagem(ns) para que o médico Radiologista/Imagenologista possa, finalmente, fornecer o laudo.

A Imagenologia é uma das áreas em que ocorre um incremento na procura pelos novos profissionais da biomedicina.

O salário de um biomédico varia muito de acordo com a área de atuação. Na área de diagnóstico por imagem, o salário pode chegar a R$ 3 mil.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

MICROBIOLOGIA - L. BROCK

Um excelente livro de microbiologia, apesar de estar em espanhol, vale apena baixá-lo.
Por: Adriano Rios

CONCURSO

  • Agente comunitário do Distrito Federal

Região/Estados: DF

Escolaridade: Nível Fundamental

Vagas: 400

Salário: 891,00

Valor da taxa de inscrição: R$ 27,00

Cargos: Incrições: 01/06/2009 a 30/06/2009