segunda-feira, 18 de maio de 2009

ENTOMOLOGIA FORENSE

A entomologia forense é a ciência aplicada que tenta determinar a data da morte, e quando for possível, a causas de morte de seres humanos através dos insetos que colonizam o cadáver.
As pesquisas nesta área são feitas desde a década de 1850 e nas últimas décadas vem obtendo progressos. A princípio existia um grande ceticismo quanto a sua aplicação, porém, paulatinamente, peritos criminais e legistas passam a contar com o auxílio de entomólogos para aprimorarem seu trabalho. Atualmente, vem crescendo o interesse de pessoas ligadas a instituições judiciais e cientistas forenses em como conduzir a entomologia junto a outras técnicas de investigação em casos de morte (Catts & Haskell, 1991).

A divulgação dessa ciência no âmbito policial nacional é quase inexistente e em razão disso, dados entomológicos importantíssimos são completamente ignorados, conseqüentemente, revelações valiosas se perdem. Na realidade, até agora pode se dizer que a perícia médico-legal baseia-se, ainda quase exclusivamente, na observação atenta das alterações macroscópicas que se sucedem na decomposição dos corpos, sujeitas a inúmeras causas de variação, umas acelerando sua sucessão e outras retardando.

1 comentários:

Anônimo disse...

Mas nem tudo sao rosas! Escolham bem o material para ler, vide revisao abaixo:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2006000100002&lng=en&nrm=iso

Postar um comentário